quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Por Que O Indivíduo Aprende

Aprender não é característica exclusiva dos seres humanos, mas de todos os seres vivos. Aprender nada mais é do que uma reação química provocada pelo ambiente que nos cerca. Aprender é o método pelo qual um ser vivo exerce seu instinto de sobrevivência. Quando aprendemos, fazemos com o objetivo de nos fortalecer perante às adversidades do ambiente que nos cerca.

Algumas pessoas aprendem por motivação própria, sentem prazer em aprender pois conseguem visualizar os eventuais benefícios do aprendizado. Há pessoas que são motivadas à aprender. Essa motivação pode ser causada pela necessidade superar adversidades ou causada por um processo natural de mudança do meio em que vivemos. Por exemplo aprender o sotaque local. Nenhuma criança é motivada à aprender o sotaque de onde nasceu e viveu por, pelo menos, dez anos. Isto acontece naturalmente.

Para aprender é necessário estar motivado. Para motivar-se é necessário sentir prazer ou necessidade de aprender. O segredo do sucesso da aprendizagem é identificar em cada aprendiz aquilo que possa motiva-lo a aprender.