quinta-feira, 15 de maio de 2008

Bandidos Mas Cidadãos

PF Prende Grupo Especializado Em Crimes Pela internet:

"A Polícia Federal desarticulou ontem uma quadrilha especializada em crimes pela internet, em sete estados brasileiros, numa operação denominada Cardume. O grupo usava programas de captura de dados digitados em computadores pessoais por clientes bancários para, posteriormente, efetuar transferências ilícitas, fazer compras e até pagar impostos como o IPVA mediante subtração dos valores das contas correntes."

O Gerúndio é só o pretexto | Revista Língua Portuguesa

O Gerúndio é só o pretexto Revista Língua Portuguesa:

"Por Luiz Costa Pereira Jr.
Ele chegou furtivo, espalhou-se feito gripe e virou uma compulsão nacional. Em menos de uma década, o gerundismo cavou pelas bordas seu lugar sob os holofotes do país. É o Paulo Coelho da linguagem cotidiana. Nas filas de banco, em reuniões de empresas, ao telefone, nas conversas formais, em e-mails e até nas salas de aula, há sempre alguém que 'vai estar passando' o nosso recado, 'vai estar analisando' nosso pedido ou 'vai poder estar procurando' a chave do carro. É fenômeno democrático, sem distinção de classe, profissão, sexo ou idade. O gerundismo já foi alvo de tantos e calorosos debates, que mesmo a polêmica em torno dele pode estar virando uma espécie de esporte de horas vagas, quase uma comichão a que poucos parecem indiferentes. Embora não haja explicação única para a origem do fenômeno, sua popularidade chama a atenção não só de especialistas da língua, mas de empresários e ouvidos sensíveis a saraivadas repetidas do mesmo vício."

A Internet é sem dúvida um dos grandes acontecimentos da era da comunicação. Possibilitou diversos avanços, principalmente no jornalismo. O artigo "Gerúndio É Só Pretexto", publicado pela UOL, é um excelente material para análise do fenômeno tratado pelo artigo, o gerundismo. O autor do artigo, Luiz Costa Pereira Junior, é professor e jornalista; autor do do livro "A Vida Com A TV". Em seu artigo, "Gerúndio É Só Pretexto", levanta questões sobre um assunto que vem preocupando diversos segmentos da sociedade.

Há algum tempo, virou moda escrever sobre o fenomeno do gerundismo. O assunto é encontrado em milhares de blogs. Isto torna o trabalho de escritores, como por exemplo o professor Luiz Costa Pereira Junior, muito mais interessante. Deve-se ter uma preocupação maior com a qualidade pois é necessário destacar-se da multidão, bem como saber apresentar argumentos que defendam sua posição sobre um assunto tão polêmico.

O artigo, além de tratar questões sobre tempos verbais, releva o lado jornalístico do autor. A estrutura do texto assemelha-se a estrutura de fóruns. Onde um assunto colocado em discussão e submetido a análise dos participantes, neste caso, psicólogos, consultores empresariais, especialistas da Língua Portuguesa. O artigo aponta como uma das principais causas do uso incorreto do gerúndio, o descompromisso que o interlocutor tenta passar sem parecer ofensivo ou indelicado. Ao ler este artigo pensamos que isto pode estar acontecendo com outros tempos vebais.

Como todo e bom texto jornalistico, o autor prende sua atenção utilizando a técnica da pirâmide invertida, classificando os parágrafos por relevância. O lado professor do autor é percebido em seus argumentos sobre o correto de tempos verbais. Para comprovar suas afirmações e preocupações de especialistas no assunto, são registrados depoimentos de diversos linguistas, psicólogos e consultores empresariais. Com esses depoimentos o texto assume o formato fórum e revela o excelente lado jornalistico do autor. Todavia lança dúvidas sobre a autenticidade do texto. O artigo é encerrado de forma imparcial, deixando dúvidas sobre o futuro desse fenômeno, o gerundismo.

O texto é interessante e muito atraente, talvez pelo uso da técnica pirâmide invertida. O assunto está na moda, é polêmico e atrai o interesse de leitores de diversas camadas sociais. Jornalistas sabem como causar essa atração. O gerundismo é um fenômeno semelhante ao passivismo. A diferença é que no primeiro existe a questão do uso incorreto de tempo verbal, enquanto que no segundo apenas a sensação de descomprometimento. Por exemplo, qual seria a forma adequada de uma empresa de aviação anunciar aos passageiros um atraso de um vôo? Primeira opção: "O vôo foi cancelado", segunda opção: "Cancelamos o vôo". Repare que as duas expressões estão corretas, tudo bem para os linguistas, entretanto a sensação de comprometimento é latente na segunda opção. Mas isso já é outro assunto.