sábado, 30 de agosto de 2008

Inteligência e Sabedoria

Inteligência gera conhecimento e sabedoria. Esta última, apura o raciocínio e a inteligência. Ser inteligente é ser criativo. Refletir e apresentar soluções elegantes para problemas complexos.

Há pessoas que associam inteligência a formação acadêmica, mas o ser humano é inteligente há milhões de anos. A gestão do conhecimento ou da sabedoria surgiu há alguns milhares de anos, graças a inteligência do ser humano.

A sabedoria ou conhecimento acumulado que temos atualmente é fruto de um constante exercício de raciocínio da mente humana.

Pessoas inteligentes são admiradas pela capacidade de raciocíonio e poder de criatividade. Já os sábios são admirados pela capacidade de reflexão sobre os mais variados assuntos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Biblioteca Mundial

Na minha opinião, o melhor site para livros é o www.scribd.com. Entretanto eu não conheço muitos sites especializados em livros, mas o scribd.com impressionou-me pela imensidão de obras disponíveis.

O Scribd é um site semelhante ao YouTube. Nele é possível publicar e pegar livros gratuitamente. Esse site é uma gigantesca biblioteca eletrônica.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Não Olhe Os Dentes Do Cavalo Dado

Eu tento não olhar os dentes de um cavalo dado, mas nem sempre é possível. Porque algumas vezes o cavalo é dado com os dentes à mostra. Nesses casos a solução é fingir que não está vendo os dentes do cavalo dado.

Quando sei que alguém vai me dar um presente, preparo-me psicologicamente para receber a surpresa, que pode ser agradável ou não. Quando o presente não é o que eu queria ganhar, concentro-me em quem deu o presente e tento retribuir com gratidão.

O ato de presentear e tentar agradar é o presente propriamente dito. O objeto recebido é apenas um pretexto para justificar a intenção do presenteador.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Prazer Em Aprender

Observe tudo o que estiver em sua volta, mantenha sua curiosidade em dia, sinta prazer em aprender cada vez mais. Esta mudança de comportamento causará uma dependência química no seu cérebro, mas aumentará seu poder e velocidade de raciocínio lógico.

Ler é importante, pois é método mais fácil de obter conhecimentos sobre diversos assuntos em um curto espaço de tempo, uma vez que esses assuntos já foram tratados por terceiros.

Ler é sequencial demais (ainda não inventaram um método melhor), portanto pode ser angustiante e causar tédio se não sentirmos atração pelo assunto. Portanto fuja de assuntos que lhe interessam.

Por exemplo: Se o seu objetivo é medicina, então não perca tempo estudando enfermagem. Se estiver em dúvida, seja inteligente e abandone ambos e faça algo que realmente sinta prazer e sucesso profissional.

Pessoas inteligentes são admiradas pela sua capacidade de raciocíonio e poder de criatividade. Isto as torna atraentes aos que os cercam e ao mercado de trabalho. O sucesso financeiro é apenas uma conseqüência.

domingo, 24 de agosto de 2008

Ninguem Pensa Que É Fanático

Sempre temos razão. Pelo menos é o que pensamos a respeito de nossas afirmativas. Será que estamos corretos?

As pessoas sempre tomam a melhor decisão de acordo com circunstâncias do momento e de acordo com o ponto de vista delas. Portanto a pessoa rotulada como fanática não se considera fanática.

Tudo que é feito em excesso pode ser prejudicial a saúde ao bem-estar, em alguns casos provocar a morte. Aliás, até água em excesso poder causar a morte.

Os considerados fanáticos, em geral, são teimosos e não aceitam opiniões contrárias aos seus pontos de vista. Nesses casos a melhor solução é deixa-los falando sozinhos.

A sensação de solidão é péssima para aqueles que necessitam conviver em harmonia ou para defender seus princípios. Todos nós necessitamos, inclusive os fanáticos.


Os fanáticos são chatos, pelo menos é que nós achamos. Todo mundo odeia chatos, inclusive eles (ou nós) os chatos. Portanto da próxima vez em que sentir-se encurralado por um chato (ou fanático), seja mais chato que ele.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Movido À Maromba

Imagine se cada marombeiro ao pedalar uma bicicleta ergométrica, ou qualquer outro aparelho de ginástica, pudesse gerar energia elétrica a qual seria armazenada em baterias, semelhantes àquelas utilizadas em automóveis.

As academias poderiam utilizar essa energia, por exemplo, no aquecimento de água para chuveiro e piscinas. Isto não significa redução no preço das mensalidades. Lembre-se de que há alunos que optam por tomar banho em academias, para reduzir custos com água e energia elétrica consumida em casa.

Isso sim é energia limpa produzida a partir de biocombustíveis, os alimentos consumidos pelo homem. A tecnologia já existe e está disponível a qualquer um. Por exemplo, se você acoplar um alternador de carro a um bicicleta ergométrica, você terá montado um sistema capaz de produzir energia elétrica. Basta pedalar.

Essa idéia não é minha. Nas bicicletas mais antigas havia um sistema semelhante, cujo objetivo era acender faróis. Os desenhos animados Flinstones há diversos eletrodomésticos que funcionam a base de energia animal. Alguém ainda vai inventar isso.

domingo, 17 de agosto de 2008

Dionne Warwick No Domingão

Marie Dionne Warwick é uma cantora norte-americana. Cresceu ouvindo e cantando músicas evangélicas (gospel). Possui uma excelente voz, reconhecida em todo o Mundo.

Numa apresentação em um simples programa de TV, Dionne Warwick mostra que sua voz continua causando emoções a quem ama e sabe apreciar a boa música, inclusive novas gerações. Um bom exemplo pode ser a minha esposa. Quarenta anos mais jovem que a cantora, mesmo assim emociona-se sempre que ouve músicas da Dionne.

Dionne cantou, no Domingão, diversos sucessos de sua brilhante carreira, entre eles I'll Never Fall in Love Again e That's What Friends Are For.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Presente Paralelo

Se um dia você voltou ou voltar ao passado, então não perceberás que voltou, ou não terás voltado, mas seguido em frente vivendo um presente paralelo com uma infinidade de situações semelhantes ao passado.

Seu Voto É Uma Procuração

Votar é um ato de cidadania, caso o objetivo seja a escolha de candidatos a cargos políticos, pois significa que estamos escolhendo quais candidatos serão nossos representantes na tomada de decisões importantes.

Quando pensamos em voto, visualizamos eleições de vereadores, deputados, senadores e de candidadtos a cargos majoritários, como prefeitos, governadores e presidente. Entretanto há outros tipos de eleições, como por exemplo eleição de síndicos.

Quando votamos, além de escolher quem vai mandar na gente, escolhemos indiretamente quem merece deixar e portanto deixar de mandar na gente. Isso acontece quando não elegemos novamente os candidatos não cumpriram suas promessas.

Da próxima vez em que você participar de uma eleição, evite votar em candidatos de desempenho duvidoso, essa é uma atitude que pode funcionar, pois uma das maiores punições para incompetentes não é a cadeia, mas a perda de poderes.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Diferenças Entre Beijing e Pequim

Nenhuma, Beijing e Pequim são nomes de uma mesma cidade. Eu estava torcendo para que Beijing 2008 começasse e, conseqüentemente começassem as discussões e questionamentos sobre o nome dessa cidade.

Há outros nomes que sugerem discussões tais como: Germany ou Alemanha, Cape Verde ao invés de Cape Green, Neitherlands e Holanda, Pope Benedict ou Papa Bento.

O Brasil deveria aproveitar o momento é migrar para Beijing, pois é um nome internacional, combina com a cidade e tem três pingos em seguidos. Um pingo no "i", um no "j" e mais um no "i".

Responda rápido: Você conhece alguma outra palavra que tenha três pingos seguidos?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Moradores De Rua

Para entender o comportamento atual dos seres humanos é necessário voltar ao passado. Por exemplo: antes de elaborar um documentário sobre moradores de rua, faça uma comparação do modo como vivemos e como vivíamos há cinqüenta mil anos.

Naquela ocasião não havia ruas, mas acredito que já havia seres humanos sem teto ou desabrigados. Eles também enfrentavam dificuldades em sobreviver, pois viviam numa selva e tinham que lutar contra animais ferozes

Durante esses anos, pouca coisa mudou. A selva do dias de hoje são as ruas e, ainda há animais ferozes tentando ataca-los diariamente.

domingo, 10 de agosto de 2008

Isto Não Está Cheirando Bem

A sensação do cheiro é causada por moléculas em contato com o nosso corpo. Nos seres humanos e em diversos animais, a região do corpo mais sensível a essa sensação está localizada no interior do nariz.

O cheiro não chega ao cérebro, mas causa sensações que transformadas em sinais elétricos específicos, cujo padrão de comportamento é reconhecido pelo cérebro como uma seqüência de impulsos que só podem ser reproduzidos por algumas substâncias.

A sensação que temos é que as substâncias causadoras do cheiro penetraram nosso corpo e invadiram nosso cérebro, mas isso não é verdade. Felizmente elas ficaram lá fora impregnadas em nosso corpo, nossas roupas.

Para identificar um padrão de cheiro o cérebro necessita associa-lo a um outro sentido como visão ou gustação. Se você cheirar algo que não esteja ligado uma imagem ou sabor, o cérebro não saberá identifica-lo com precisão. Entretanto terá condições alterar seu comportamento, causando um mal estar ou sensação prazer.

Viver Não É Preciso

Se possível, pergunte a uma outra forma de vida qual o verdadeiro sentido da vida. A resposta pode ser semelhante ao que nós humanos identificamos como vida ou totalmente diferente, mas que pode eventualmente definir e talvez contradizer o que chamamos de vida.

O que podemos observar é que viver está diretamente ligado a necessidade de sobreviver e reproduzir. Para reproduzir é necessário ter um bom relacionamento com os nossos semelhantes. Para sobreviver é necessário ter um bom relacionamento com meio em que vivemos e consigo mesmo.

Então o real sentido da vida consiste em ter um bom relacionamento com meio o qual pertencemos e existimos. Nem sempre, ou seria muito fácil e preciso, mas viver não é preciso.

sábado, 9 de agosto de 2008

Sei Que Nada Sei

Se você não sabe, então sempre deve admitir que não sabe porque é a pura verdade. Além disso, falar a verdade é muito mais fácil do que inventar e sustentar estórias.

Se as pessoas descobrem que você não sabe, então podem sentir-se lesadas e perder a confiança que haviam depositado em você. Se você disser que não sabe, então as pessoas tentarão ajudá-lo ao invés de cobra-lo.

Molhando A Minhoca

É sempre bom lembrar que em rio que tem piranhas, jacaré usa camisinha. Portanto tome cuidado, antes de molhar a minhoca, verifique se não é um rio de piranhas, elas adoram minhocas.

Se o rio estiver seco e escondido no meio da mata não se desespere. Entre na mata e tente envolver-se com o seu calor e seus mistérios.

Quanto mais quente e úmida a mata, maiores a proximidade do rio e maiores as chances de ocorrer uma inundação. Se isto acontecer, não pense duas vezes, molhe (mergulhe) a minhoca.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Soja É Nossa

O brasileiro está consumindo mais alimentos a base de soja. Pesquisas indicam que brasileiros com rendimentos até quatro mil reais estão comprando mais alimentos até então preferidos somente pela classe média. Entre eles, bebidas a base de soja.

Quem diria que um dia a soja teria lugar de destaque na mesa do consumidor brasileiro. Há alguns anos o governo brasileiro tentou sem sucesso incentivar o consumo da soja. Naquela ocasião tentaram vender a ideia de que a soja, rica em proteínas, poderia substituir a carne.

Coitada da soja. Se alimentos mundialmente consumidos, como o feijão, o arroz, o milho e o trigo, não conseguiram. Imagine se a soja teria chances de convencer o brasileiro a trocar uma suculenta picanha por soja moída.

Tudo mudou. Hoje em dia ninguém pensa mais em substituir a carne ou o leite pela soja. Mas podemos perceber já alguns brasileiros preferindo bebidas à base de soja ao leite.

O que há de interessante nessa mudança de comportamento é que o Brasil é um dois maiores produtores de soja e de alimentos a base de soja. Naquela época havia o slogan O Petróleo e Nosso. Quem sabe um dia um ouviremos a expressão A Soja é Nossa Maior Fonte Riquezas.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Definindo A Personalidade

O que alguns especialistas chamam de perda de personalidade pode também ser interpretado como tentativa de espelhamento ou de mimetismo, tentar adaptar-se ao meio em que vivemos.

Os seres humanos não diferentes dos demais seres vivos e, portanto, estamos sempre tentando interagir com meio em que vivemos. Agindo dessa forma podemos então nos defender de eventuais problemas enfrentados durante a vida.

O primeiro e grande desafio é abandonar o conforto útero materno e ter que adaptar-se rapidamente a um ambiente totalmente diferente, dá vontade de chorar feito um bebê.

Outro desafio é torcer para que seus pais não lhe dêem um nome esquisito e de difícil pronúncia. Isto pode ser mais um problema. Além de ter que se preocupar em vestir-se bem, falar corretamente, ser saudável e atraente.

A saída elegante para problemas desse tipo é passar despercebido, mimetizar, falar a mesma lingua, o mesmo dialeto, as mesmas gírias, ter o mesmo sotaque, vestir roupas semelhantes, fraldas, cueiros, jeans, tênis, vestidos chiques, ternos, gravatas.

Para a sociedade, ser igual aos outros é ser você mesmo. Alguns adolescentes enfrentam dificuldades no processo de definição de suas personalidades, pois necessitam deixar de serem eles mesmos em prol do bom relacionamento com os demais jovens.

No Início Deus Fez o Ovo

No início existia somente ovos flutuando na água, protegidos por membranas ao invés de cascas. Esses ovos, como qualquer outro ser vivo, tinham a capacidade de multiplicar-se gerando novos ovos.

Com o passar dos anos esses ovos sofreram mutações em função do ambiente em que viviam, adquirindo as variadas formas de vidas (animais e vegetais), aves, mamíferos (inclusive humanos), répteis, insetos e uma infinidade de plantas.

Essa imensidão de seres vivos não perdeu a capacidade de multiplicar-se e continua botando ovos. Podemos concluir que quem nasceu primeiro foi o ovo, a partir de uma grande sopa nutritiva chamada Terra.

A galinha é apenas um grande ovo no formato de galinha o qual sofreu diversas mutações ao longo dos anos, mas que ainda consegue reproduzir-se no formato oval.

Separado Escreve-se Tudo Junto

De vez em quando as pessoas perguntam por que escreve-se "tudo junto" separado e "separado" tudo junto.

O separado sempre está sozinho, portanto não faz sentido eu pegar todos os separados e juntar tudo junto. Se isto for feito estaremos juntando tudo separado e ao mesmo tempo separando tudo separado junto.

A solução ideal seria juntar tudo, escrevendo tudo separado ou separado tudo junto escrevendo tudo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Assobiar Relaxa Ou Irrita

O efeito causado pelo som do assovio é semelhante ao efeito causado pelo som emitido pelos telefones. Esse tipo de som tem o poder de chamar atenção interrompendo qualquer atividade que você esteja fazendo no momento.

No filme de Quentin Tarantino, Kill Bill, há uma cena em que a música de fundo é um assovio. O volume do assovio aumenta gradativamente até envolver todo o ambiente. Aquela musiquinha gruda no seu ouvido e você não consegue pensar em outra coisa além do assovio.

Assoviar (ou assobiar) relaxa e pode irritar que estiver ouvindo a música assoviada, mas é útil quando não sabemos a letra da música ou se somos tímidos demais para sair cantando por aí afora.

Boniteza e Esperteza

Não se preocupe em ser bonito, mas atraente. Seja feio e ande somente com mulheres lindas e gostosas. Ninguém vai reparar na sua feiúra, mas seu charme, inteligência e poder de sedução.

Fique tranqüilo e relaxe. Há uma música do Gabriel o Pensador que diz o seguinte: "A beleza é passageira, mas feiúra é um bem que a gente tem para vida inteira". Portanto seja sábio, perca em boniteza mais ganhe em esperteza.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Receita Para Happy Hour

Um bom Happy Hour tem que ter bebidas e, em geral, comidas também, mas essas são apenas acompanhamentos para que se possa apreciar uma boa bebida.

Nosso grupo de amigos costuma variar bastante nas receitas e nem sempre essas receitas são práticas. Quando a prato principal é muito complicado, preparamos entradas simples como: queijos, salame, batata frita, lingüiça. De vez quando rola patinhas de carangueijo, uma delícia.

Eu não sei fazer tapioca, mas gostaria que alguém preparasse um rodízio de tapioca com recheio de calabresa, camarão, quatro queijos, charque, carne de sol, lingüiça, salaminho, frango à passarinho (sem osso).

Brasileiro Detesta Novelas

Para que uma novela faça sucesso é necessário que seja ao mesmo tempo amada e odiada pelo público, pois as pessoas em geral não tem paciência para assistir novelas mas não conseguem deixar de assistir.

Há pessoas que dizem detestar novelas mexicanas. Se detestam é porque assistem, entretanto não podem admitir. Há pessoas que dizem detestar qualquer tipo de novela, mas revelam ter assistido todos os episódios do dramalhão Lost. As emissoras de TV utilizam esses dilemas do comportamento humano para aumentar a audiência.

Uma das novelas de maior sucesso no Brasil são as competições de futebol entre Flamengo e qualquer um de seus adversários. Essa novela faz sucesso pois há milhões de pessoas que detestam e amam o time rubro-negro. Essas pessoas não perdem um capítulo dessa novela.

O Mundo Vai Acabar

O Mundo já está aí há um muito tempo e portanto pode acabar a qualquer momento, mas se acabar tudo bem para o monótono dia-a-dia do Universo.

Um planeta a mais ou um planeta a menos, não faz a menor diferença se pensarmos na imensidão que é o Universo. Bilhões de planetas surgem e desaparecem no desenrolar da história do Universo e ninguém liga prá isso.

Nesse caso acho que é válido aceitar a sugestão da Marta Suplicy, relaxa e goza.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tentando Seduzir

Quer seduzir, então marque um encontro presencial (fora da Internet), se possível em um local público, como bares, restaurantes, praia, parques, praça. Evite locais íntimos, como cinemas, motéis, becos escuros. Isto pode espantar a pessoa convidada.

Se o pedido for aceito, então haverá chances de tudo dar certo. Não faça nada no primeiro encontro e nem fique olhando para o nada, apenas converse sem perder a concentração na pessoa convidada.

Se rolar um beijo na boca, então começou o namoro pois esse de tipo de beijo é, por si só, um pedido de namoro. Caso contrário marque um cineminha ou algo semelhante, o convite for aceito então cai matando.

Fumar Ou Ser Amado

Se a condição é não fumar para ter amigos, então pare de fumar e recupere a amizade e carinho de familiares e de pessoas que você tanto ama.

Se você conseguir parar de fumar, então as pessoas que te amam perceberão que é forte emocionalmente e que não é vulnerável à hábitos não recomendáveis e prejudiciais a sua saúde.

As pessoas que fumam são visualmente mais feias e apresentam um aspecto depressivo. Portanto tente recuperar sua saúde e sua e beleza. Pare de fumar.

Flamengo Despenca No Brasileirão 2008

Sabemos que o Flamengo deu sorte no início do campeonato, pois os demais times estavam piores que ele. Acontece que o outros times melhoraram e o Flamengo estagnou.

O campeonato está cada vez mais embolado e tomara que fique assim até a última rodada. Vamos torcer para que o rubro-negro e demais equipes em crise de gols saiam da inércia e, conseqüentemente, a competividade do Brasileirão aumente.

sábado, 2 de agosto de 2008

Caos Nos Aeroportos

Aviões ficam em hangares quando não operando. Esses são levados para este local quando necessitam de manutenção.

A maioria do aviões existentes no mundo estão em funcionamento e voando. Se todos os aviões resolvessem aterrisar nos aeroportos e não decolarem, então haveria espaço para todos.

Eu Me Amo

Princípio do egoísmo natural. As pessoas sempre tomam a melhor decisão do ponto-de-vista delas. Essa presumível melhor decisão pode causar impactos positivos ou negativos ao meio.

Para evitar que nossas atitudes cause impactos negativos aos outros é necessário sair do contexto e tentar refletir sobre o problema a partir de um outro ângulo. Em algumas situações é necessário colocar-se da outra pessoa para defender-se de suas atitudes.

Ser agredido moralmente por pessoas pouco confiáveis pode ser interessante quando utilizamos isso como um aprendizado sobre como funciona a mente humana.