quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Teve Torcida Gritando Quando A Internet Voltou

"Ontem faltou água anteontem faltou luz teve torcida gritando quando a luz voltou. Não falo como você fala mas vejo bem o que você me diz. Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo prefiro acreditar no mundo do meu jeito" - Saudades do Renato Russo.

A energia elétrica hoje é tão importante quanto será a Internet daqui há alguns anos. Acho que teremos torcida gritando quando o acesso à Internet for restabelecido.

Quando falta energia elétrica em casa a noite, continuo usando o meu computador portátil, até a bateria descarregar. Em seguida vou pra rua conversar com os vizinhos e, se possível, observar o céu estrelado.

Dicas Para Comprar Cintos

Ao comprar cintos esqueça a cores da roupa. Compre um cinto que combine os calçados. Quando estiver usando tênis estampadões (multicoloridos) evite usar cintos.

A maioria dos cintos tem cinco buracos. Você deve escolher o tamanho do cinto baseando-se no terceiro buraco. Os demais buracos servem para ajustes finos.

sábado, 25 de outubro de 2008

Aquecimento Global

A principal causa do aquecimento global está no constante e perfeito desequilíbrio ambiental.

Eu não sei o que você acha, mas acredito que reduzir o aquecimento global não significa salvar o planeta ou preservar o meio ambiente. No fundo o que queremos é salvar a nossa pele. E acreditem, estamos certos em querer sobreviver às constantes mudanças do nosso planeta. Entretanto é importante ter consciência de que a Terra não precisa ser salva, nós precisamos.

Pense na Terra como uma enorme pedra, um asteróide, coberta parcialmente com água girando sobre si e, ao mesmo tempo, circulando em torno de uma gigantesca bola de fogo. Essa pedra, a Terra, contém os mesmos elementos químicos presentes em todos os corpos existentes no universo. A Terra contém os mesmos elementos químicos presente Marte, Júpiter, Mercúrio. Este último, atinge temperaturas bem mais altas que a da Terra. O aquecimento global em Mercúrio já aconteceu e o planeta não acabou, não precisou ser salvo.

A Terra surgiu no Universo, ou se formou, há algum tempo a partir de elementos do próprio Universo. Acredito que o único meio de "salvar a Terra" é evitar a sua desintegração. Pense nisso da próxima vez que sair às ruas com objetivo de salvar o mundo, o planeta, a natureza ou algo semelhante.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Povo da Ilha de Vera Cruz

Os italianos foram convidados a vir morar no Brasil, com o objetivo de branquear a raça brasileira. Enquanto que os portugueses e principalmente os africanos tiveram que desbravar a Ilha de Vera Cruz.

Com o fim da escravidão, havia duas alternativas. Confiar na prata da casa dando oportunidades aos nativos, oferecendo emprego e terras ou incentivar a migração de europeus, oferecendo emprego e terras.

Eu adoro os euro-descendentes e não acredito que os descendentes de italianos se acham melhores os demais brasileiros. Entretanto, receber um convite para morar em outro país, além de receber vantagens por essa mudança, faz qualquer um sentir-se orgulhoso.

domingo, 19 de outubro de 2008

O Ônibus 174 e a Menina Eloá

O que aconteceu em Santo André foi um desastre perfeito. O seqüestro da adolescente Eloá é um excelente exemplo para entendermos como um desastre funciona.

Para que uma tragédia seja bem-sucedida é necessário que  diversos incidentes interrelacionados aconteçam ao mesmo tempo. Esta premissa poder ser aplicada desastres de avião, incêndios, seqüestros ou até um simples acidente de trânsito.

A cratera do Metrô de São Paulo, a colisão entre duas aeronaves em pleno ar, os seqüestros do ônibus 174 no Rio de Janeiro e dos adolescentes em Santo André, são úteis para tentarmos evitar que tragédias semelhantes aconteçam.

A Polícia de São Paulo e a Polícia do Rio de Janeiro cometeram erros semelhantes nas tragédias Ônibus 174 e Menina Eloá. Na tragédia Ônibus 174, um atirador de elite acerta a vítima ao errar o alvo. Na tragédia Menina Eloá, a Polícia é surpreendida por uma porta travada e vê seu o plano de resgate falhar.

Não acredito que haja soluções brilhantes para gerência de crises. Devemos sempre tentar aprender com os erros ao invés de tentar encontrar culpados.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desmemorize

Em cidades onde utiliza-se números aos invés de nomes para endereçamento é muito mais fácil encontrar um endereço. Portanto necessitamos um pouco menos do uso de memória e um pouco mais de raciocínio.

Raciocinar é mais importante e mais benéfico ao nosso cérebro do que simplesmente memorizar. Quem prioriza a memorização consume muito mais energia tentando guardar extensos volumes de dados. Quem prioriza o raciocínio necessita memorizar somente algumas informações básicas ao desenvolvimento de um raciocínio lógico.

Quando dizemos que Fulano de Tal mora na rua José da Silva, nada nos garante que essa rua esteja localizada próxima à rua Augusto de Oliveira. É necessário memorizar essas duas ruas e todas as demais ruas, avenidas, travessas, praças do bairro onde mora Fulano.

Quando dizemos que Fulano de Tal mora na rua cujo CEP é 21745-423, podemos garantir que essa rua está localizada próxima à rua cujo CEP é 21745-422. Esses endereços e demais endereços cujo CEP começa com 21745 pertencem ao bairro ou logradouro onde mora Fulano. Isto é raciocínio lógico.

Isto é apenas um exemplo, mas serve como alerta para aqueles que castigam constantemente seus cérebros tentando memorizar tudo. O importante é, se possível, utilizar sua mente para guardar somente os momentos felizes da vida.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Relaxa e Goza

"Hoje à tarde a Ponte engarrafou e eu fiquei à pé. Tentei ligar pra você, o orelhão da minha rua estava escangalhado, o meu cartão tava zerado, mas você crê se quizer" (Seu Jorge).

Caro cantor e compositor Seu Jorge, eu não passei por lá, mas acho que ontem engarrafou também. Aliás, a Ponte, A Marginal, O Anel, A Orla, A EPTG estão constantemente com o trânsito complicado, como dizem os repórteres aéreos. Há carros em excesso.

O trânsito de uma cidade muda muito pouco de um dia para o outro. Portanto evite obter informações diárias sobre atual (permanente) do trânsito. Repare que o reporter aéreo de sua cidade repete diariamente as frases: "trânsito bastante complicado", "evite a avenida Fulano de Tal", "acidente envolvendo um ônibus e um caminhão".

Relaxe e goze os prazeres da vida, ouvindo músicas de sua preferência. Qualquer uma serve. O importante e tentar esquecer que sua cidade está um caos e você à beira de um ataque de nervos.

Como Melhorar o Seu Currículo

Um boa sugestão para quem ainda não tem experiência é dedicar-se aos diversos assuntos relacionados a sua carreira, veiculados em foruns.

Tente participar mais, perguntando ou respondendo aos membros desses foruns. Após alguns meses de interação você terá adquirido experiência e segurança para prestar os exames.

Além disso, poderá registrar o volume de participação em fóruns no seu currículo. Já existem empresas de olho no que acontece nos sites de colaboração. Utilize essa curiosidade empresarial a seu favor.

Blá Blá Blá!

A melhor maneira de fazer um discurso é não fazer discurso ou não deixar a platéia perceber que é um discurso. Discurso lembra políticos e a maioria das pessoas os classificam como chatos.

Converse naturalmente demonstrando quem você é. Concentre-se no assunto e acredite que o seu conteúdo é útil a sua platéia. Entretanto lembre-se de que o melhor modo de convencer alguém de você está certo é primeiro convencer a si mesmo.


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Família Morreu

Já Morreu era uma excelente cadela. Ela apareceu em nossa casa, faminta e cheia de feridas. Cuidamos dela e a batizamos como "Já Morreu".

Já Morreu, morreu há alguns anos. Durante o tempo em morou em nossa casa, teve diversos filhotes, entre eles Bolinha Morreu e Bidu Morreu. Ambos receberam o sobrenome Morreu da mãe.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ensino Á Distância

Não há diferenças entre as modalidades de ensino à distância e presencial. Há alunos que estão sempre mantendo distância de qualquer modalidade de ensino.

Cada vez mais as universidades estão oferecendo cursos de graduação na modalidade à distância. A maioria deles são cursos já que já existiam na modalidade presencial, uma excelente opção para quem deseja trocar de modalidade.

Nem todos os cursos de graduação estão disponíveis na modalidade à distância, mas à cada dia que passa as universidade oferecem mais cursos de graduação à distância, inclusive aqueles que necessitam de laboratório, como biologia.

É importante ressaltar que a modalidade ensino à distância é uma excelente opção para alunos estudiosos e ma péssima escolha para alunos que preferem manter o ensino à distância.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Portabilidade, A Vez Do Cliente

Agora as operadoras de telefonia celular vão ter rebolar para manter o cliente fiel a seus serviços. A portabilidade é uma arma poderosa a qual permite ao cliente mudar de operadora quantas vezes quizer. Espero que nunca mais tenhamos que implorar para sermos bem atendidos.

As operadoras de telefonia celular e seus clientes ainda não sabem, mas melhoria na qualidade dos serviços de atendimento causará uma redução nos custos com serviços de telemarketing. Atualmente os usuários de telefonia celular precisam ligar várias vezes para ser efetivamente atendido. Essas tentativas e erros, causadas pelo péssimo serviço de atendimento, causa enormes prejuízos às operadoras de telefonia celular e aos seus clientes.