domingo, 19 de outubro de 2008

O Ônibus 174 e a Menina Eloá

O que aconteceu em Santo André foi um desastre perfeito. O seqüestro da adolescente Eloá é um excelente exemplo para entendermos como um desastre funciona.

Para que uma tragédia seja bem-sucedida é necessário que  diversos incidentes interrelacionados aconteçam ao mesmo tempo. Esta premissa poder ser aplicada desastres de avião, incêndios, seqüestros ou até um simples acidente de trânsito.

A cratera do Metrô de São Paulo, a colisão entre duas aeronaves em pleno ar, os seqüestros do ônibus 174 no Rio de Janeiro e dos adolescentes em Santo André, são úteis para tentarmos evitar que tragédias semelhantes aconteçam.

A Polícia de São Paulo e a Polícia do Rio de Janeiro cometeram erros semelhantes nas tragédias Ônibus 174 e Menina Eloá. Na tragédia Ônibus 174, um atirador de elite acerta a vítima ao errar o alvo. Na tragédia Menina Eloá, a Polícia é surpreendida por uma porta travada e vê seu o plano de resgate falhar.

Não acredito que haja soluções brilhantes para gerência de crises. Devemos sempre tentar aprender com os erros ao invés de tentar encontrar culpados.

Nenhum comentário: