sábado, 20 de junho de 2009

A Evoluçao do Tambor

Outro dia enquanto estacionava meu carro em um hipermercado, fui abordado por uma senhora pedindo desesperadamente uma ajuda para pagar contas de água e de energia elétrica. Eu olhei para aquela senhora e pensei: Está cada vez mais difícil ser pobre. Aliás está cada mais difícil ser mendigo. Daqui há alguns anos seremos abordados para pagar ajudar contas do provedor de Internet.

A verdade é que estamos cada vez mais dependentes do uso de tecnologia. Quem nunca ouviu candidatos a cargos políticos oferecendo serviços de saneamento básico e alimentação às populações mais carentes? Há alguns milhares de anos, seria um absurdo oferecer caça, caverna e fogo. Além tambores para permitir a comunicação. Naquela ocasião éramos capazes de sobreviver. Além disso, éramos capazes de construir nossos próprios tambores.

Atualmente vivendo a revolução da tecnologia de informação. Junto a essa revolução teremos que encontrar soluções que atenda evolução tecnológica sem excluir nossos semelhantes e sem causar impactos negativos ao meio-ambiente. Ainda não sabemos a quantidade de problemas éticos e culturais que enfrentaremos com o desenrolar da história da tecnologia de informação, mas sabemos que é necessário pensar impacto social dessas mudanças. Ser ético e pensar no outro ou se colocar no lugar do outro, pode ser a melhor alternativa para evoluirmos para um futuro melhor.

Nenhum comentário: