sábado, 20 de junho de 2009

Não Podemos Fugir da Nossa Etnia

Há uma visão deturpada sobre o que realmente significa a palavra etnia. Sempre achamos que a nossa etnia é melhor e mais bonita que a etnia dos outros. Isto quando pensamos fazer parte de um grupo étnico, pois há aqueles que associam a etnia a um comportamento ou manifestação cultural sem conteúdo intelectual e sem valor agregado.

Há aqueles que confundem etnia com raça e invariavelmente classificam grupos étnicos definindo algumas características como: dominantes ou dominados, fortes ou fracos, feios ou belos, ricos ou pobres. Em geral, quem os classificam declaram ou insinuam pertencerem a grupos étnicos com características positivas, definidas por si próprio.

Declarar que mulheres são inferiores aos homens, loiras e negros são menos inteligentes que não-loiras e não-negros é um erro. Não há qualquer fundamentação teórica nessas afirmações. A verdade é que todo ser humano pode aprender tudo. Para isto é necessário estar no lugar certo na hora certa.

Do nosso ponto-de-vista, somos superiores, inteligentes, lindos e ricos. Aprendi a dizer que rico não é aquele que tem mais, mas aquele que menos necessita. Para que possamos entender e aceitar nossas diferenças é necessário pensar no outro à partir do outro.

Nenhum comentário: