quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Definindo A Personalidade

O que alguns especialistas chamam de perda de personalidade pode também ser interpretado como tentativa de espelhamento ou de mimetismo, tentar adaptar-se ao meio em que vivemos.

Os seres humanos não diferentes dos demais seres vivos e, portanto, estamos sempre tentando interagir com meio em que vivemos. Agindo dessa forma podemos então nos defender de eventuais problemas enfrentados durante a vida.

O primeiro e grande desafio é abandonar o conforto útero materno e ter que adaptar-se rapidamente a um ambiente totalmente diferente, dá vontade de chorar feito um bebê.

Outro desafio é torcer para que seus pais não lhe dêem um nome esquisito e de difícil pronúncia. Isto pode ser mais um problema. Além de ter que se preocupar em vestir-se bem, falar corretamente, ser saudável e atraente.

A saída elegante para problemas desse tipo é passar despercebido, mimetizar, falar a mesma lingua, o mesmo dialeto, as mesmas gírias, ter o mesmo sotaque, vestir roupas semelhantes, fraldas, cueiros, jeans, tênis, vestidos chiques, ternos, gravatas.

Para a sociedade, ser igual aos outros é ser você mesmo. Alguns adolescentes enfrentam dificuldades no processo de definição de suas personalidades, pois necessitam deixar de serem eles mesmos em prol do bom relacionamento com os demais jovens.

Nenhum comentário: